segunda-feira, 23 de maio de 2011

Atenção! Falso email com Vírus usando o nome da Tam Linhas Aéreas!


Há um email circulando usando o nome da “Tam”, na descrição do email fala sobre algum tipo de  cadastro de serviços de milhagens ou algo parecido.



Vamos analisar a imagem acima e detectar a tentativa de fraude:
  1. No endereço do remetente TAM Linhas Aéreas S.A. (mpm@tam.com)” , você pode ver que “(mpm@tam.com)”, em “mpm@” não condiz com nenhuma informação de que departamento partiu a mensagem, e “@tam.com”, não condiz com os serviços da TAM no Brasil que é “@tam.com.Br”! Desde já podemos ver que é um email falso!

  1. A mensagem foi enviada domingo, 22 de maio de 2011 0:25:41”, não seria muito estranho uma empresa lhe enviar um email no domingo de madrugada! Geralmente mensagens são enviadas em horário comercial. 

  1. Na imagem do email (que está bloqueada para evitar riscos), contém um endereço: “http://bottles.com.tw/images/tam.com.br”, veja que “bottles.com.tw” é o endereço onde, possivelmente está hospedado o vírus, e “.com.tw”, o “.tw” indica que o servidor está hospedado em Taiwan, e no final do endereço /tam.com.Br”, é uma tentativa de enganar você, pois ao olhar o fina “/tam.com.Br” você pode pensar que seja da Tam mas não é, pois antes do nome “tam” existe uma “/” (barra, utilizada para gerar uma hierarquia de arquivos indexados), demonstrando que aquilo é o final de um endereço, algum tipo de arquivo.

  1. Veja a diferença: Endereço fraudulento “http://bottles.com.tw/images/tam.com.br”, agora veja o endereço verdadeiro da TAM, “http://www.tam.com.br”.

  1. Agora veja a mensagem abaixo do texto Como fazer o cadastro TAM Fidelidade - Desde 1993 a TAM tem um programa de fidelidade que acumula pontos a cada viagem feita pelo passageiro. Os pontos são trocados por viagens em diversos trechos do país e do mundo.
    Para participar do programa é necessário cadastrar-se pelo site, a partir daí, cada viagem feita soma pontos ao cartão que serão transformados em passagens para novos vôos.
    Para se ter uma ideia de quão proveitoso pode ser ter o cadastro no TAM Fidelidade, com 10.000 pontos é possível viajar para qualquer trecho dentro da América do Sul, até mesmo em feriados. Além disso, a companhia aérea geralmente cria promoções relacionadas ao cartão, que permitem trocas de pontos por passagens a partir de 4.000 pontos acumulados”.
  1. Existe uma pequena imagem embaixo do texto à direita que contem o link inofensivo, “http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=97981ed526b72210VgnVCM1000003752070aRCRD”, nota-se que ele se, inicia com “http://www.tam.com.br/”, isto indica que o falsário copiou está imagem com o link no site da TAM, e você sabe porque ele copiou o link junto com a imagem? Para tentar burlar o serviço automático de detecção de “spams” (mensagens que podem conter vírus), assim que o hotmail verificasse a mensagem e detectasse um link inofensivo liberaria a mensagem, mas o hotmail verifica todo o contexto incluindo o remetente da mensagem, e antes de mostrar a você ele já detecta como email duvidoso.

  1. E na imagem ao lado direito, contem o link “http://www.staralliance.com/pt”, desconheço a origem do endereço, mas notem que no final do link contem “/pt”, “pt” geralmente é utilizado como sigla para “português Brasil”,  então talvez se clicar nele, o endereço “http://www.staralliance.com”, poderá mostrar algum tipo de conteúdo em português, ou quem sabe o que pode acontecer se clicar!

Em resumo, este email é fraudulento, não pertence a “TAM Linhas Aéreas”, se você receber outro email parecido e ficar com duvidas, verifique e se informe antes. Uma boa dica é ir direto ao site real da empresa, sem clicar em links, mas digitando o endereço na barra de endereços do navegador.
 O site da TAM é “www.tam.com.br, onde você poderá esclarecer qualquer duvida, e dispõe se, de serviços de atendimento ao consumidor.
Espero que este artigo seja de alguma utilidade.

Artigo escrito por Márcio, quintafeiradoze.blogspot.com
.

Tópicos Relacionados:

.
Alguma Postagem infringe direitos autorais, Fonte incorrta, Informe quintafeiradoze@hotmail.com

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!

Todos podem comentar.

Obrigado pela sua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...