terça-feira, 8 de maio de 2012

Como evitar que dados sejam roubados


É comum armazenar dados pessoais como fotos, documentos etc no computador, mas isto se torna um problema quando a segurança das informações são violadas, mas existem alguns meios de proteção, saiba:

Ao mandar seu computador para uma assistência técnica em alguns casos existem os técnicos curiosos que ao receber a máquina vasculham o pc em busca de musicas, vídeos, ou outro tipo de informação deixados pelo usuário.
Para evitar tal problema aconselho sempre ter dois HD’s na máquina, sim, pois desta forma um dos discos você deixa o sistema operacional, os programas e afins para o funcionamento e trabalho da máquina e no outro disco você armazena seus backups e todo o tipo de informação que você não queira que algum curioso encontre, sendo assim quando você for mandar o pc para o conserto apenas retire o segundo HD que você instalou deixando apenas o disco com o sistema operacional, esta é uma forma inteligente de preservar dados.

Outro meio importante para evitar visitantes indesejados em sua máquina é ter um firewall instalado em sua máquina, mas muitos usuários descartam tal programa pelo difícil método de configuração que alguns deles exigem.
Mas uma dica importante é após adquirir seu firewall (eu recomendo o ZoneAlarm) formate o computador em seguida instale todos seus aplicativos e deixe a rede configurada corretamente e em seguida instale seu firewall e você perceberá que vários pedidos de permissões surgiram, aconselho que de permissão a todos, assim sua máquina estará ajustada para os softwares que você configurou.
Agora todo o novo pedido de permissão que você vai receber (se você não identificar o cliente que está pedindo) você deve negar todos.

Outros meios comuns de roubo de dados são os famosos vírus de email, mas para se proteger aí vai uma dica simples, nunca acesse os links recebidos nas correspondências, pois tais são meios de infiltrar programa espiões ou outros vírus afins.   

Um recurso muito bom para evitar que alguém utilize o seu computador sem a sua permissão é colocar uma senha na BIOS, desta forma toda a vez em que você ligar o computador pedirá uma senha.

Você também pode colocar uma senha no Windows por exemplo, e você pode escolher se seus dados serão particular ou não, se optar por particular caso você esqueça a senha ficará impossibilitado de recuperar seus arquivos.
Escrito por Márcio, quintafeiradoze.blogspot.com
Alguma Postagem infringe direitos autorais, Fonte incorrta, Informe quintafeiradoze@hotmail.com

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!

Todos podem comentar.

Obrigado pela sua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...