Foursquare é uma rede social e de microblogging que
permite ao utilizador indicar onde se encontra, e procurar por contactos seus
que estejam próximo desse local. O aspecto lúdico vem do fato de ser possível
acumular distintivos relativos a lugares específicos, um pouco como os autocolantes
dos anos 70.
A aplicação
funciona para iOS, Android, Windows Mobile, Blackberry e Symbian.
Estatísticas e
utilização
O Foursquare
passou de 1 bilhão de atualizações de dados de entrada de usuários em
diferentes locais (utiliza-se o termo "check-in" no serviço) no mês
de setembro de 2011.
Em dezembro de
2010, o CEO da empresa, Dennis Crowley, anunciou que o serviço é utilizado por
cerca de 5 milhões de usuários. Em dezembro de 2011 o serviço atinge o triplo
desse número.
O método de
utilização é simples: via aparelho móvel (celular, smartphone, outro similar) a
pessoa cadastrada acessa o site e ativa, de acordo com sua localização, a
checagem e identificação do local onde está via GPS (a operadora tem que ter o
serviço disponível, e o aparelho a ferramenta/programa e o recurso necessários
para tal), informando pontos de referência de localização geográfica
cadastrados na base de dados do serviço. O usuário pode ainda compartilhar sua
localização com outras pessoas, via Facebook ou mesmo o twitter.
A base de dados
do Foursquare é criada pelos usuários. O serviço conta ainda com usuários que
moderam os lugares, editando as informações de forma a seguir um padrão de
visualização. Esses usuários são conhecidos como Superusuários ou SU´s. Os SU´s
são escolhidos pelo Foursquare após passarem por testes de conhecimentos sobre
o Guia de Estilo.
Foursquare: o
jogo
Para cada local
que você chega, pontos são acumulados. Estes pontos geram dois rankings de classificação:
um no qual participam você e sua rede de contatos; outro que participam você e
todos os usuários da sua cidade.
Quanto mais vezes
você "frequentar" um lugar, melhor. E se você for o usuário que mais
acessa determinado local, torna-se prefeito daquele local.
Também é
conferido uma espécie de troféu para os usuários mais ativos, que levam em
consideração critérios como hábitos e frequência de acesso aos locais mantidos
pelo serviço.
O sistema de
classificação é reiniciado a cada semana, estimulando as pessoas a continuidade
das atividades ligadas ao jogo. Uma forma diferenciada de combater o
sedentarismo e monotonia que é tão criticada hoje em dia, principalmente nos
grandes centros urbanos.
Apesar de ter um
sistema de classificação como um jogo, aos poucos, os próprios usuários
começaram a usar o Foursquare como um guia cultural e gastronômico de cidades.
Em entrevista ao Wall Street Journal, David Crowley, cofundador e CEO da
empresa, declarou que o app conta com milhares de usuários que o acessam com a
intenção de consumir informações oferecidas por ele.
Fonte | Maiores
informações:
0 comentários :
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós!
Todos podem comentar.
Obrigado pela sua visita!