sexta-feira, 8 de março de 2013

O que é o Foursquare



 Foursquare é uma rede social e de microblogging que permite ao utilizador indicar onde se encontra, e procurar por contactos seus que estejam próximo desse local. O aspecto lúdico vem do fato de ser possível acumular distintivos relativos a lugares específicos, um pouco como os autocolantes dos anos 70.
A aplicação funciona para iOS, Android, Windows Mobile, Blackberry e Symbian.

Estatísticas e utilização
O Foursquare passou de 1 bilhão de atualizações de dados de entrada de usuários em diferentes locais (utiliza-se o termo "check-in" no serviço) no mês de setembro de 2011.
Em dezembro de 2010, o CEO da empresa, Dennis Crowley, anunciou que o serviço é utilizado por cerca de 5 milhões de usuários. Em dezembro de 2011 o serviço atinge o triplo desse número.

O método de utilização é simples: via aparelho móvel (celular, smartphone, outro similar) a pessoa cadastrada acessa o site e ativa, de acordo com sua localização, a checagem e identificação do local onde está via GPS (a operadora tem que ter o serviço disponível, e o aparelho a ferramenta/programa e o recurso necessários para tal), informando pontos de referência de localização geográfica cadastrados na base de dados do serviço. O usuário pode ainda compartilhar sua localização com outras pessoas, via Facebook ou mesmo o twitter.

A base de dados do Foursquare é criada pelos usuários. O serviço conta ainda com usuários que moderam os lugares, editando as informações de forma a seguir um padrão de visualização. Esses usuários são conhecidos como Superusuários ou SU´s. Os SU´s são escolhidos pelo Foursquare após passarem por testes de conhecimentos sobre o Guia de Estilo.

Foursquare: o jogo
Para cada local que você chega, pontos são acumulados. Estes pontos geram dois rankings de classificação: um no qual participam você e sua rede de contatos; outro que participam você e todos os usuários da sua cidade.
Quanto mais vezes você "frequentar" um lugar, melhor. E se você for o usuário que mais acessa determinado local, torna-se prefeito daquele local.
Também é conferido uma espécie de troféu para os usuários mais ativos, que levam em consideração critérios como hábitos e frequência de acesso aos locais mantidos pelo serviço.
O sistema de classificação é reiniciado a cada semana, estimulando as pessoas a continuidade das atividades ligadas ao jogo. Uma forma diferenciada de combater o sedentarismo e monotonia que é tão criticada hoje em dia, principalmente nos grandes centros urbanos.
Apesar de ter um sistema de classificação como um jogo, aos poucos, os próprios usuários começaram a usar o Foursquare como um guia cultural e gastronômico de cidades. Em entrevista ao Wall Street Journal, David Crowley, cofundador e CEO da empresa, declarou que o app conta com milhares de usuários que o acessam com a intenção de consumir informações oferecidas por ele.
Fonte | Maiores informações:
Alguma Postagem infringe direitos autorais, Fonte incorrta, Informe quintafeiradoze@hotmail.com

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!

Todos podem comentar.

Obrigado pela sua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...