quinta-feira, 16 de junho de 2011

Como Fazer seu Currículo

Currículo eficiente é o primeiro passo para um bom emprego.

Currículo passo a passo:
1º passo: Dados pessoais
Inclua nome, endereço, telefone, e-mail, nacionalidade, idade e estado civil. Atenção: o nome deve vir sempre no topo da página. Não esqueça dados como CEP, DDD. Se incluir um telefone para recados, indique o nome da pessoa responsável por recebe-los.


2º passo: Objetivo
Coloque sempre a área pretendida ao invés do cargo. Você aumenta as suas chances e mostra flexibilidade.


3º passo: Habilitações
Indique suas competências e resultados alcançados. Atenção: os resultados devem estar em sintonia com o cargo pretendido.


4º passo: Formação acadêmica
É importante o nome do curso e a instituição onde foi realizado. Coloque apenas a última formação. Mencionar o que fez e onde fez o primário é óbvio e desnecessário.


5º passo: Experiência profissional
Inicia-se a discrição pela experiência mais recente, incluindo o nome da empresa, ano de entrada e saída, cargo ocupado e atividade desenvolvida. Neste item, seja muito objetivo para que o selecionador não tenha dúvidas sobre o seu perfil. Ao invés de mencionar rotinas diárias óbvias, destaque o envolvimento determinado projeto, que posição ocupou e quais foram os resultados.


6º passo: Cursos complementares
Também é importante citar o nome do curso, a data e a instituição onde foi realizado. Cuidado: não relacione cursos em excesso. Dê preferência para aqueles que são relevantes para o desempenho da função para qual está se candidatando.


7º passo: Idiomas
Caso conheça algum, informe o grau de domínio para leitura, conversação e escrita. Detalhe: mencionar "inglês-nível básico" é uma forma de dizer que não conhece o idioma. Nesses casos, é melhor não colocar nada.


8º passo: Informática
Relacione todos os aplicativos que domina.


9º passo: Carta de apresentação
Ela deve conter de forma clara e resumida informações sobre o seu objetivo, a sua experiência e sua formação. Caso esteja enviando o currículo espontaneamente, explique porque resolveu encaminhá-lo. No final, coloque-se à disposição para um contato pessoal. Nunca envie cartas de apresentação formais, do tipo "venho através desta, mui respeitosamente..." . Uma carta assim é totalmente dispensável. O mais recomendável é enviar apenas o currículo.


Evite
  • Nunca coloque filiação e número (ou cópias) de documentos.
  • Não invente. O ideal é um currículo claro e objetivo. Não abuse de recursos gráficos, nem da cor (o papel branco é insubstituível). E para fechar: uma dobra é suficiente, nada de fazer um origami.
  • Evite linguagem confusa e rebuscada e descrições detalhadas.
  • Evite fotografia (a menos que solicitada ou que a vaga oferecida seja a de modelo).
  • Nunca assine o currículo, nem mencione pretensão salarial.
  • Peça a um amigo para revisá-lo. Erros de português pegam muito mal.
  • Evite os termos técnicos ou jargões da área (principalmente, a da informática). Lembre-se que o seu currículo será avaliado primeiro por um profissional de RH.
  • Jamais minta. É muito comum "incrementar" o currículo com pequenas mentiras (é uma faculdade não cursada, o inglês que não se fala). Você poderá ser desmascarado na entrevista e pôr tudo a perder.
  • Não mencione hobbies. Não agrega valor e pode mais prejudicar do que ajudar.
Referências pessoais. Não coloque no currículo. Se for necessário, o selecionador pedirá durante a entrevista.
.

Tópicos Relacionados:

.
Alguma Postagem infringe direitos autorais, Fonte incorrta, Informe quintafeiradoze@hotmail.com

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!

Todos podem comentar.

Obrigado pela sua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...