Currículo eficiente é o primeiro passo para um bom emprego.
Currículo passo a passo: 1º passo: Dados pessoais
Inclua nome, endereço, telefone, e-mail, nacionalidade, idade e estado civil. Atenção: o nome deve vir sempre no topo da página. Não esqueça dados como CEP, DDD. Se incluir um telefone para recados, indique o nome da pessoa responsável por recebe-los.
2º passo: Objetivo
Coloque sempre a área pretendida ao invés do cargo. Você aumenta as suas chances e mostra flexibilidade.
3º passo: Habilitações
Indique suas competências e resultados alcançados. Atenção: os resultados devem estar em sintonia com o cargo pretendido.
4º passo: Formação acadêmica
É importante o nome do curso e a instituição onde foi realizado. Coloque apenas a última formação. Mencionar o que fez e onde fez o primário é óbvio e desnecessário.
5º passo: Experiência profissional
Inicia-se a discrição pela experiência mais recente, incluindo o nome da empresa, ano de entrada e saída, cargo ocupado e atividade desenvolvida. Neste item, seja muito objetivo para que o selecionador não tenha dúvidas sobre o seu perfil. Ao invés de mencionar rotinas diárias óbvias, destaque o envolvimento determinado projeto, que posição ocupou e quais foram os resultados.
6º passo: Cursos complementares
Também é importante citar o nome do curso, a data e a instituição onde foi realizado. Cuidado: não relacione cursos em excesso. Dê preferência para aqueles que são relevantes para o desempenho da função para qual está se candidatando.
7º passo: Idiomas
Caso conheça algum, informe o grau de domínio para leitura, conversação e escrita. Detalhe: mencionar "inglês-nível básico" é uma forma de dizer que não conhece o idioma. Nesses casos, é melhor não colocar nada.
8º passo: Informática
Relacione todos os aplicativos que domina.
9º passo: Carta de apresentação
Ela deve conter de forma clara e resumida informações sobre o seu objetivo, a sua experiência e sua formação. Caso esteja enviando o currículo espontaneamente, explique porque resolveu encaminhá-lo. No final, coloque-se à disposição para um contato pessoal. Nunca envie cartas de apresentação formais, do tipo "venho através desta, mui respeitosamente..." . Uma carta assim é totalmente dispensável. O mais recomendável é enviar apenas o currículo.
Evite
- Nunca coloque filiação e número (ou cópias) de documentos.
- Não invente. O ideal é um currículo claro e objetivo. Não abuse de recursos gráficos, nem da cor (o papel branco é insubstituível). E para fechar: uma dobra é suficiente, nada de fazer um origami.
- Evite linguagem confusa e rebuscada e descrições detalhadas.
- Evite fotografia (a menos que solicitada ou que a vaga oferecida seja a de modelo).
- Nunca assine o currículo, nem mencione pretensão salarial.
- Peça a um amigo para revisá-lo. Erros de português pegam muito mal.
- Evite os termos técnicos ou jargões da área (principalmente, a da informática). Lembre-se que o seu currículo será avaliado primeiro por um profissional de RH.
- Jamais minta. É muito comum "incrementar" o currículo com pequenas mentiras (é uma faculdade não cursada, o inglês que não se fala). Você poderá ser desmascarado na entrevista e pôr tudo a perder.
- Não mencione hobbies. Não agrega valor e pode mais prejudicar do que ajudar.
.
Tópicos Relacionados: |
.
0 comentários :
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós!
Todos podem comentar.
Obrigado pela sua visita!