quarta-feira, 29 de junho de 2011

Golpistas usam o nome do Sicredi para tentar roubar dados por email!




Falso email em nome do Sicredi tenta roubar dados pessoais, vamos analisa-lo!
Veja até onde vai a criatividade destes criminosos, como podemos ver no topo da imagem do email “CADASTRE-SE E CONCORRA A 5 HILUX E MAIS 100 MIL PREMIOS”, sistemas bancários não mandam promoções com pedidos de cadastros para seus clientes! Ainda mais desta forma, sem informação alguma sobre o destinatário!

Agora vejamos alguns erros grotescos neste email fraudulento:
  • O email do destinatário termina com “cyto”, meu endereço não termina assim, isto indica que um sistema aleatório buscas endereços, e os envia indiscriminadamente. 

  • Veja a prova da falsidade, o remetente seria “Sicredi S/A (gerente@sicred.com.br)  você pode notar que o endereço de email é “(gerente@sicred.com.br)  @sicred? o correto seria “@sicredi.com.Br”, e no inicio do endereço informa que ela partiu do “gerente”, onde que um gerente de banco ficaria enviando mensagens sem referências pessoais e para fins promocionais!

  • Percebe-se que o “O Microsoft SmartScreen marcou esta mensagem como lixo eletrônico”, significa que é duvidosa a origem da mensagem.

  • Outro erro grotesco “Participe, Cadastrando sua conta.!!!” A palavra “Cadastrando” não poderia estar com a letra “c” em maiúsculo! E, em “sua conta.!!!” Está errada, o correto seria “sua conta!”.
  • Se apenas posicionarmos o cursor do mouse sobre o link “http://www.sicredi.com.br/Promocao_Forca_Premiada” e observarmos acima do menu iniciar, você verá o verdadeiro endereço que está anexado ao falso endereço, e se você clicar nele irá para “http://1bh9m.cjb.net/” onde possivelmente teria os seus roubados, ou sabe-se lá o que poderia acontecer!

Obs: no site do Sicredi você encontra cartilhas de segurança na internet, como eu publiquei este artigo baseando-se no email que recebi, busquei este texto que segue abaixo sobre:

“Utilizando o e-mail com segurança

Diariamente, surgem na internet e-mails falsos, usando nome de instituições financeiras, de fornecedores de tecnologia, de sites de comércio eletrônico, de sites de notícias, entre vários outros. Na maioria das situações, o objetivo destas mensagens é capturar informações dos usuários (como senhas, números de cartões, etc.) através da instalação de vírus e outros softwares maliciosos em seus computadores.
A grande maioria destes programas maléficos entram nos computadores por mensagens de e-mails. Por isso, seguem algumas dicas para sua proteção ao utilizar o correio eletrônico:
Desconfie sempre de promoções: e-mails fraudulentos muitas vezes oferecem produtos ou serviços muito generosos, solicitando em seguida atualizações cadastrais ou direcionando o usuário a links para preenchimento com informações privadas.
Lembre-se: o SICREDI não envia e-mails sem sua autorização, e demais instituições sérias não solicitam informações privadas através de correio eletrônico.
Se receber algum e-mail que não solicitou ao SICREDI, não o abra. Comunique sua cooperativa de crédito ou entre em contato com a Central de Atendimento SICREDI Total Internet.
Não abra e-mails ou arquivos anexos recebidos de pessoas ou empresas que você não conhece.
Nunca entre no SICREDI Total Internet através de atalhos ou links contidos em e-mails. Para acessar o site do SICREDI sempre digite o endereço (http://www.sicredi.com.br) no seu navegador.
Não clique em links recebidos por e-mail: 'copie' e 'cole' o endereço recebido por e-mail na barra de endereços do navegador.
Os e-mails fraudulentos geralmente exploram assuntos atuais, portanto, desconfie se receber e-mails sobre atualidades sem ter solicitado.
Se receber e-mail de alguma empresa oferecendo algo, entre em contato com a mesma e questione se a mensagem é verdadeira.
Cuidado com downloads: e-mails falsos muitas vezes oferecem 'ótimos' serviços gratuitos, mas é necessário o download de programas, que muitas vezes são softwares espiões (spywares).”

-Se você receber algum email duvidoso, antes de clicar em qualquer lugar, vá ao site legítimo e verifique se existe tal informação.
Procurei no site do  Sicredi http://www.sicredi.com.br/ sobre envio de mensagens e encontrei tal informação:

Envio de e-mails
De acordo com nossa Política de Privacidade, ressaltamos que o SICREDI não envia e-mails sem a sua autorização, assim como não solicitamos informações ou confirmações de dados cadastrais através de e-mails.
Se você receber algum e-mail que não solicitou ao SICREDI, não o abra. Comunique sua cooperativa de crédito ou entre em contato com a Central de Atendimento SICREDI Internet. Lembre-se que nenhum colaborador do SICREDI está autorizado a solicitar sua senha. Se você receber mensagens eletrônicas solicitando informações privadas e confidenciais, não forneça em hipótese alguma”.

-Espero que esta postagem seja de alguma ajuda, pois fico muito incomodado com pessoas que se utilizam de instituições sérias, para tentativas de fraudes.

Se você recebeu algum email fraudulento, não necessariamente sobre este assunto, mas que tem a finalidade de roubo de dados, por favor seu comentário será bem vindo!

Artigo publicado por Márcio @MaDallaCorte | http://quintafeiradoze.blogspot.com/


Tópicos Relacionados:
.
Alguma Postagem infringe direitos autorais, Fonte incorrta, Informe quintafeiradoze@hotmail.com

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!

Todos podem comentar.

Obrigado pela sua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...