terça-feira, 19 de julho de 2011

Vírus “Cadastro de Computadores” usando o nome da Caixa Econômica Federal circula por emails!

Um email fraudulento começou o circular pela rede utilizando o nome da “Caixa E. Federal” para tentar roubar dados privados de usuários.


Analisando a imagem acima podemos constatar os indícios de fraude:
  • O titulo da mensagem é “Caixa Correção de Segurança.( Ultimo Aviso )‏”, detalhe se você não recebeu um aviso anterior como este pode ser o último aviso?

  • Agora veja que o remetente da mensagem é “(Sistemadeseguranca@caixa.gov.br)” para um desaviso, realmente acreditaria ser da Caixa, pois o endereço termina com “@caixa.gov.br” mas saiba que existem programas de mensagens que camuflam endereços fictícios em reais, por isso o endereço do remetente é falso! Não foi enviado pela Caixa E. F.! (A Caixa não envia emails solicitando qualquer tipo de cadastramento de dados!).

  • O Microsoft SmartScreen marcou esta mensagem como lixo eletrônico, isto é um grande indício de a mensagem pode conter itens perigosos, mas nem tudo que a SmartScreen detecta como lixo, realmente é, pois alguns sistemas automatizados de organizações sérias mandam mensagens, e estas são interpretadas como lixo ou spam, e cabe a você verificar.

  • A mensagem descrita no email fraudulento é a seguinte:
“RECADASTRAMENTO DE COMPUTRADORES ( CORREÇÕES DE FALHAS. )
Prezado Cliente,
Verificamos que sua atualização de segurança encontra-se pedente em nosso sistema.Para sua segurança recomendamos sua atualização.
Acesse sua conta através do link abaixo e siga todos os procedimentos exigidos pelo internet banking para que seus dados seja atualizado com rapidez e facilidade.
Essa correção destina-se a todos os computadores já cadastrados, bem como todos os que ainda não foram cadastrados.
A atualização é simples e rápida, basta clicar em uma das opções abaixo e em seguida efetuar o Cadastro .
https://internetbanking.caixa.gov.br/SIIBC/index.processa
Caso o link acima não funcione, clique aqui .
Observação: Caso a correção não seja realizada, seu computador poderá ser bloqueado. O desbloqueio de qualquer equipamento só poderá ser realizado em sua agência efetuando o pagamento de uma taxa de Manutençao da CAIXA.
Em caso de dúvidas, contatar a Central de ajuda Caixa Econômica Federal, pelo e-mail ajuda@caixa.gov.br, de segunda a sexta-feira das 7:00 h ás 20:00 h.(*Horário de Brasília)”

  • O link indicado para o falso cadastramento (veja a ignorância da mensagem, uma hora trata-se de atualização, outra hora é cadastramento!) https://internetbanking.caixa.gov.br/SIIBC/index.processa”  se o seu cursor do mouse for apenas posicionado sobre o link (sem clicar) você verá acima do menu iniciar o real endereço do mesmo, que neste caso seria “http://www.sqloonline.com/SICC/?ID=S00L19800I2011” veja que o endereço se inicia em “http://www.sqloonline.com” isto indica que não foi enviado pela Caixa! E o link termina em “ID=S00L19800I2011” isto indica que ele está incorporado em algum sistema de identificação, e se você acessar sabe-se lá o que poderá acontecer! Podendo até manter um aplicativo oculto monitorando a hora que você acessar seus dados para reenvia-los ao estelionatário!

  • Outro detalhe que se pode ver são, os erros de concordância, escrita e verbal no texto;

  • No próximo link Caso o link acima não funcione, clique aquiestá com o mesmo link criminoso citado acima!

  • E no final existe um email para contato ajuda@caixa.gov.br” o vinculo deste endereço de email é “mailto:ajuda@caixa.gov.br” não conheço o email da Caixa, mas aparentemente este é um endereço inofensivo, mas eu não vou clicar para descobrir!


  • Realmente a Caixa possui um sistema chamado de “CADASTRO DE COMPUTADORES” que pertence ao sistema internet banking da Caixa, que pode ser consultado em “https://internetbanking.caixa.gov.br/” você encontrará um link chamado “Dicas de Segurança” contendo tópicos relacionados a segurança;

  • Lá eu verifiquei que a Caixa já está ciente dos falsos emails em seu nome, então eu não devo ser o primeiro a recebe-lo!

·        A Caixa deixa bem claro que nunca solicita alteração de suas informações por emails!

Agências bancárias não mandam emails com links para cadastramentos ou afins! Por isso nunca clique em links em sua caixa de emails, sempre que você estiver em dúvida, dirija-se sempre ao site verdadeiro da instituição (nunca através de links!) mas digitando em sua barra de endereços, em seu navegador o endereço real da instituição!

Artigo escrito por Márcio, quintafeiradoze.blogspot.com


Tópicos Relacionados:
Alguma Postagem infringe direitos autorais, Fonte incorrta, Informe quintafeiradoze@hotmail.com

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!

Todos podem comentar.

Obrigado pela sua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...