quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cartilha para uma navegação segura na Internet.


Procure não acessar link’s de sites de bancos (fora do site oficial), compras ou outros que necessitem colocar informações pessoais, através de link’s em email ou em outros sites. Sempre digite o endereço real na barra de endereços em seu navegador.

Não procure coisas “milagrosas, impressionantes ou escabrosas”, você pode se decepcionar!

Evite expor informações pessoais como CPF, RG, CEP, telefone ou endereço.

Procure não usar outro computador que não seja o seu, para acessar contas ou fazer compras.

Quando você acessar seu email por outro computador que não seja o seu, sempre marque “estou utilizando um computador publico”, ao sair nunca feche a janela, mas clique sempre em “sair”, e nunca peça para salvar seu email ou senha.

Em sites ou por email’s existem muitas mensagens contendo imagens ou palavras usando artifícios para que você clique neles, por exemplo “Veja como ficou nossa foto” ou  “recadastramento de dados”, fique muito a tento em que você acessa!

Mas se eu estiver em uma Lan-House, haveria algum problema em clicar no link?
Bom, na maioria dos casos ele não traria tantos problemas para você, pois não é armazenado no computador da Lan seu usuário e senha (há não ser que você marque a opção para continuar conectado), mas vírus mais modernos podem buscar vestígios temporários que levam aos seus dados.

O meu computador vai pifar se eu clicar em um link deste tipo?
Danos no computador são mais comuns em vírus que você tenha que instalar no pc, pensando se tratar de um inofensivo programa, porém é mais provável que estes endereços infectados sejam armazenados no computador, pois nos dias de hoje há mais vantagens para o hacker, que seu vírus se prolifere por sua rede de computadores, pelos seus contatos de email, tendo a finalidade de reunir e roubar dados como, números de cartões de créditos, senhas, etc.

Como eu posso me proteger em casa ou na lan-house?
  • sempre tenha em seu computador ou em sua rede de computadores um antivírus atualizado mensalmente.
  • um antispyware atualizado que serve para remover endereços maliciosos que ficam armazenados em seu computador.
  • tenha um programa especifico para limpeza do registro do windows.
  • Tenha um link scanner ativo no computador de preferência que seja da Microsoft, sua finalidade é verificar endereços maliciosos antes que você acesse o conteúdo.
mas o mais importante é sempre prestar muita atenção aonde você clica ou onde estão pedindo para você clicar!

Se você sabe que seu site de compras, de transações bancárias ou outros, terminam com “.com.Br”, se você for induzido a acessar o mesmo endereço inicial, mas que termine com “.com ou .com.?”, geralmente são páginas clonadas ou contendo vírus.

“Hacker”:
Não tente dar uma de “Hacker” na web, pois se você não tem grandes conhecimentos no mundo Hacker, e sai em busca de programas para, por exemplo invadir um orkut roubar senha de msn ou outros é mais provável que você perderá sua senha de orkut, msn e o resto de seu computador!

Arquivos:
Tome muito cuidado com o que você procura na internet, pois vírus podem ser camuflados em imagens, exemplo: “foto.jpg”, isso mesmo! A foto abre, você acha legal quer salvar e embutido na imagem está o código malicioso.
Documentos como textos de Word, planilhas de Excel, apresentações de Powerpoint ou banco de dados e outros, podem facilmente conter vírus indexados ao conteúdo.

Mensagens indesejada:
 você pode bloquear facilmente estes endereços em seu email para não recebe-los mais.

Dica empresarial:
 Se você vai abrir um domínio na internet, procure comprar sempre o domínio “endereçodaempresa.com.Br” e o “endereçodaempresa.com”, pois se você tiver um domínio que termine com “.com.Br”, algum vigarista poderá clonar sua página com o domínio “.com”, o mesmo vale para o email. Fica a dica!

Compras na Internet:
Obtenha sempre dados com o CNPJ da empresa, que pode se, verificar algum problema em “www.registro.br”, ou em outro órgão publico.
Só forneça as informações relevantes para a compra.
Sempre exija a nota fiscal.
Saiba como o site garante a privacidade e a segurança de seus clientes.
Leia a política de funcionamento e operações do site.
Verifique o procedimento de devolução do produto, troca, prazo de entrega, formas de pagamento e outros.
Veja sempre se há despesas extras com o envio, ou taxas extras.
Além do endereço da internet, descubra o endereço em que a empresa está situada e telefones de contato.
Obtenha informações sobre o site como referências e descubra se há algum tipo de reclamação sobre ela, saiba se algum conhecido seu já fez compras com ela.
Guarde todos os comprovantes da compra, nome do site, produtos comprados, valores pagos, notas, números de protocolos, formas de pagamento, numero do pedido, recibos e comprovantes de entrega.
As informações eletrônicas como email’s trocado antes e durante a compra, confirmação de compra e pagamento devem ser impressos como forma de comprovante.

Redes Sociais.
Não permita que desconhecidos façam parte de sua rede de amigos, pois em alguns casos oportunistas estão buscando informações suas, até mesmo nas suas fotos, como o carro que você possui, foto de sua casa.
E fotos podem ser adulteradas facilmente, se você colocar uma foto com uma boa resolução, por exemplo, você (caso for mulher) de biquíni poderia ser adulterada deixando a parecer que está nua.
Não adicione endereços desconhecidos em seu MSN, pois existem endereços com nomes femininos infectando o MSN.

Redes P2P:
Este formato de rede de compartilhamento de arquivos entre usuários tornou-se muito popular, pois você não é obrigado a se vincular a um servidor, e pode buscar arquivos, fotos, textos, musicas, etc.. de outro usuário, e os arquivos que você baixar também ficam disponíveis para outros usuários baixarem diretamente no seu computador. Mas como dizem o perigo mora ao lado! Sim, pois vírus podem ser criados e nomeados com nomes e extensões de variados arquivos, se você, por exemplo procurar um texto ou um programa  qualquer, como saber se o arquivo não possui um vírus anexado?

Sair:
Sempre que você terminar uma determinada tarefa em algum site que necessite de usuário e senha, ao final sempre peça para sair, desta forma evita-se que outra pessoa ao acessar o endereço no computador que você utilizou esteja ainda com suas informações.

Artigo publicado por Márcio, quintafeiradoze.blogspot.com


Tópicos Relacionados:

.
Alguma Postagem infringe direitos autorais, Fonte incorrta, Informe quintafeiradoze@hotmail.com

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!

Todos podem comentar.

Obrigado pela sua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...