quarta-feira, 16 de março de 2011

Como seria se o incidente acontecido no Japão fosse no Brasil.

Por horas venho acompanhando os acontecimentos no Japão, e realmente fico admirado de como o povo Japonês enfrenta tudo isso. Vejam que mesmo eles perdendo tudo a ordem e civilidade impera por lá. Pessoas respeitam filas, são educadas com seu próximo.
Tendo em vista fiz este texto não para fazer graça mas não conseguia parar de pensar “e se acontecesse aqui, como seria?” eu imagino assim:

O Japão enfrentou um de seus maiores terremotos, e seus imponentes prédios apenas balançaram com sua engenharia moderna.
Mas fosse no Brasil tudo viria abaixo como pedras de dominó com muitos prédios construídos com areia da praia para poupar dinheiro como o acontecido com aquela construtora.

As ruas Japonesas sofreram fissuras e pequenos afundamentos.
Mas fosse no Brasil com suas estradas superfaturadas por empreiteiras ambiciosas sem fiscalização dos órgãos competentes as estradas se transformariam em imensos “buracos negros” engolindo tudo e a todos!

Os Japoneses durante o terremoto permaneceram com calma procurando um lugar seguro em suas casas. Passado isto saíram e começaram avaliar o acontecido, você não via pessoas correndo e gritando, gerando caos após o terremoto, mas sim pessoas procurando sobreviventes e tentando ajudar o seu próximo.
Mas se fosse no Brasil depois do terremoto seitas religiosas influenciariam os sobreviventes a cometerem suicídio em massa pois seria o “fim do mundo!”, nas ruas em vez de pessoas civilizadas haveria saques, roubos, tentativas de resgates de presos, seqüestro relâmpago, assaltos à banco e furto a residências.

No Japão aos sons dos toques das sirenes todos se refugiaram para um lugar alto e seguro.
Mas se fosse no Brasil ao toque das sirenes o povo não saberia do que se tratava, pois a verba para o treinamento antimaremoto foi desviada, e as pessoas pensariam que o som das sirenes seria mas um ritmo de funk!

Vendo as imagens após o tsunami os Japoneses procuravam com muita ordem e senso de equipe seus parentes desaparecidos, outros saiam em busca de abrigo, tendo um governo organizado providenciando local seguro para eles ficarem. Os que tinham seu lares foram em busca de comida nos supermercados aguardando pacientemente horas até haver mantimentos disponível para a compra. (o que me chamou a atenção foi uma pessoa encontrou uma carteira na rua e devolveu para seu dono, mesmo no caos eles não perdem o respeito e a educação com o próximo) e o mesmo acontece com os postos de abastecimento de veículos. Realmente um povo educado e civilizado!
Mas se fosse no Brasil após o maremoto algumas pessoas sairiam para as ruas não para ajudar mas sim para desmontar os navios encalhados e vender o metal para o ferro velho, outros roubariam os carros perdidos nas ruas para desmanches, e os que tiverem funcionando seriam clonados com ajuda te alguma seguradora agindo de má fé ou levados até o Paraguai para ser vendidos!. Você não poderia deixar sua casa para buscar mantimentos pois correriam sérios riscos dela ser surrupiada por andarilhos sem rumo. Pessoas ao chegarem nos mercados não esperariam pacientemente em filas, mas sim iriam arrombar o local e saquear o quanto poder levar, como já vimos isto acontecer.Nos postos de combustível aconteceria o seguinte, a gasolina teria seu preço elevado ao quadrado e a gasolina seria ainda mais adulterada com álcool, solventes, água e o impensável como costuma ocorrer e dificilmente alguém fiscaliza!

Vocês já devem ter notado que mesmo em todos os acontecimentos no Japão não ouve um caso que precisou da intervenção policial, não ouve saques, não ouve assaltos tudo segue em perfeita ordem.
Mas se fosse no Brasil pessoas presas não iriam faltar, saqueadores, bandidos, assaltantes, estupradores e por aí vai, teríamos presos em delegacias, ônibus, Vâns, carros, uns algemados nos outros por falta de vagas nos presídios que mais parece um amontoado de pessoas, carceragens a céu aberto como já vimos, mas com certeza quem não iria ser preso seria quem desviou verbas que seriam para amenizar os estragos, estelionatários “vendedores” de água da bica e outros....

Algo que me chama a atenção é os serviços humanitários Japoneses, que com a ajuda internacional estão arrecadando alimentos, agasalhos, itens de higiene e outros, e assim que são feitas as triagens já são distribuídas aos necessitados.
Mas se fosse no Brasil, com certeza iríamos arrecadar toneladas de mantimentos que como já vimos antes não seriam distribuídos de forma correta para a população por diversos fatores como:
A “burrocracia” impedindo a entrega, assaltos a cargas ou carretas transportando os mantimentos, alimentos estragando em galpões e armazéns, e não podemos nos esquecer dos inúmeros espertalhões que roubam as doações para si próprios sem necessitar, desvio dos próprios organizadores e muitas outras coisas que já vimos acontecer!

Como nada é perfeito, no Japão vimos à usina de energia nuclear sofrer avarias liberando radiação na atmosfera, mas todos os meios para a contenção estão sendo tomadas e a população devidamente instruída. Para alguns locais que oferecem mais riscos o governo disponibilizou cápsulas de iodo não radioativo para minimizar os efeitos da radiação e evacuando áreas de risco.  Chamou-me a atenção uma grande retirada de crianças para locais distantes para abriga-las com segurança.
Mas se fosse no Brasil nós seriamos os últimos a saber, quem estivesse se bronzeando na praia iria parecer frango assado, e a culpa seria do “aquecimento global” que aumentou os índices de raios ultravioletas sob a Terra, e quando o fato viesse á tona por um funcionário descontente com seu salário e revelasse o fato em vez de recebermos pílulas de iodo, surgiria o “Iodo Genérico” ou apareceria os espertalhões com bronzeadores solares a prova de radiação que não sai na água com fator de radiação 1000 protegendo contra tudo. Quem não se lembra do desastre do Césio 137 que sendo lixo radioativo deveria ser descartado por empresas especializadas onde não oferecesse risco a natureza e a população, em vez disto com certeza para poupar custos foi descartada em um lixão para qualquer um pegar.
E se tivesse uma retirada de pessoas por favor mães não percam seu filhos de vista pois iria ser trafico de crianças, pessoas sendo usadas como mulas e por aí vai!

Escrito por Márcio, quintafeiradoze.blogspot.com


Tópicos Relacionados:


.
Alguma Postagem infringe direitos autorais, Fonte incorrta, Informe quintafeiradoze@hotmail.com

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!

Todos podem comentar.

Obrigado pela sua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...