segunda-feira, 23 de maio de 2011

Atenção! Falso email com Vírus usando o nome da Tam Linhas Aéreas!


Há um email circulando usando o nome da “Tam”, na descrição do email fala sobre algum tipo de  cadastro de serviços de milhagens ou algo parecido.



Vamos analisar a imagem acima e detectar a tentativa de fraude:
  1. No endereço do remetente TAM Linhas Aéreas S.A. (mpm@tam.com)” , você pode ver que “(mpm@tam.com)”, em “mpm@” não condiz com nenhuma informação de que departamento partiu a mensagem, e “@tam.com”, não condiz com os serviços da TAM no Brasil que é “@tam.com.Br”! Desde já podemos ver que é um email falso!

  1. A mensagem foi enviada domingo, 22 de maio de 2011 0:25:41”, não seria muito estranho uma empresa lhe enviar um email no domingo de madrugada! Geralmente mensagens são enviadas em horário comercial. 

  1. Na imagem do email (que está bloqueada para evitar riscos), contém um endereço: “http://bottles.com.tw/images/tam.com.br”, veja que “bottles.com.tw” é o endereço onde, possivelmente está hospedado o vírus, e “.com.tw”, o “.tw” indica que o servidor está hospedado em Taiwan, e no final do endereço /tam.com.Br”, é uma tentativa de enganar você, pois ao olhar o fina “/tam.com.Br” você pode pensar que seja da Tam mas não é, pois antes do nome “tam” existe uma “/” (barra, utilizada para gerar uma hierarquia de arquivos indexados), demonstrando que aquilo é o final de um endereço, algum tipo de arquivo.

  1. Veja a diferença: Endereço fraudulento “http://bottles.com.tw/images/tam.com.br”, agora veja o endereço verdadeiro da TAM, “http://www.tam.com.br”.

  1. Agora veja a mensagem abaixo do texto Como fazer o cadastro TAM Fidelidade - Desde 1993 a TAM tem um programa de fidelidade que acumula pontos a cada viagem feita pelo passageiro. Os pontos são trocados por viagens em diversos trechos do país e do mundo.
    Para participar do programa é necessário cadastrar-se pelo site, a partir daí, cada viagem feita soma pontos ao cartão que serão transformados em passagens para novos vôos.
    Para se ter uma ideia de quão proveitoso pode ser ter o cadastro no TAM Fidelidade, com 10.000 pontos é possível viajar para qualquer trecho dentro da América do Sul, até mesmo em feriados. Além disso, a companhia aérea geralmente cria promoções relacionadas ao cartão, que permitem trocas de pontos por passagens a partir de 4.000 pontos acumulados”.
  1. Existe uma pequena imagem embaixo do texto à direita que contem o link inofensivo, “http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=97981ed526b72210VgnVCM1000003752070aRCRD”, nota-se que ele se, inicia com “http://www.tam.com.br/”, isto indica que o falsário copiou está imagem com o link no site da TAM, e você sabe porque ele copiou o link junto com a imagem? Para tentar burlar o serviço automático de detecção de “spams” (mensagens que podem conter vírus), assim que o hotmail verificasse a mensagem e detectasse um link inofensivo liberaria a mensagem, mas o hotmail verifica todo o contexto incluindo o remetente da mensagem, e antes de mostrar a você ele já detecta como email duvidoso.

  1. E na imagem ao lado direito, contem o link “http://www.staralliance.com/pt”, desconheço a origem do endereço, mas notem que no final do link contem “/pt”, “pt” geralmente é utilizado como sigla para “português Brasil”,  então talvez se clicar nele, o endereço “http://www.staralliance.com”, poderá mostrar algum tipo de conteúdo em português, ou quem sabe o que pode acontecer se clicar!

Em resumo, este email é fraudulento, não pertence a “TAM Linhas Aéreas”, se você receber outro email parecido e ficar com duvidas, verifique e se informe antes. Uma boa dica é ir direto ao site real da empresa, sem clicar em links, mas digitando o endereço na barra de endereços do navegador.
 O site da TAM é “www.tam.com.br, onde você poderá esclarecer qualquer duvida, e dispõe se, de serviços de atendimento ao consumidor.
Espero que este artigo seja de alguma utilidade.

Artigo escrito por Márcio, quintafeiradoze.blogspot.com
.

Tópicos Relacionados:

.
Alguma Postagem infringe direitos autorais, Fonte incorrta, Informe quintafeiradoze@hotmail.com

6 comentários :

Eduardo disse...

O correto é "ideia", pela nova ortografia.

Márcio disse...

Corrigido a falha.
Meu dicionário está desatualizado em relação ao novo acordo ortografico da lingua portuguesa.
Obrigado.

Marcel disse...

Isso é uma tentativa de padronizar a língua portuguesa no seu uso, no entanto quem vai definir se o negócio pega ou não são os próprios grafadores ou digitadores dela. Não importa se o Concurso Público a partir de 2012 vai desconsiderar ou taxar como inadequado o uso de "idéia", "tranqüilo", os Diários Oficiais circulem com essa nova ortografia, revistas, programas de tevê a adotem, concursos de vestibular ou ENEM punam o aluno.
E se os cidadãos da sociedade não quiserem a aceitar? Pesquise fontes portuguesas quanto a esse acordo, o pessoal de lá não encara bem isso.
Cada um é dono do seu modo de escrever, não precisa ficar preso a regrinhas! Todos sabemos falar a língua portuguesa, na hora de traduzí-la ao papel, ao computador fica a critério do autor sua forma. Sua liberdade será às vezes definida por si, outras terá intervenções de gramáticos chatos como Pascoale, Celso Cunha, etc. para fazê-lo (ou o fazer) entrar na fôrma deles.
A língua nunca se sujeitou a esses acordos, normas... ela independe. Isso é excelente, pois a dinâmica da vida cotidiana a mantém viva, quem faz a norma são os falantes, não os gramáticos, aprenda isso bem.

E o Eduardo seja mais crítico com o gramático.

Márcio só pense na hora de escrever quando estiver fazendo alguma prova que puna você por esquecer da ausência do acento agudo numa palavra ou de separar o micro das ondas. Não pude deixar de participar. Não foi falha...o gramatiquês quem encarnou no Eduardo. Afinal qual a diferença de ideia e idéia? O leitor entende? Sim. Então mantenha, faça o uso linguístico como queira, imprima personalidade.

Um abraço, tudo de bom a todos!

Marcel disse...

A data de postagem do Eduardo é exatamente a mesma do e-mail recebido por mim do tal "@tam.com" com a diferença de o início ser "tam". Fala também do cartão fidelidade, e uma promoção para viajar para a Disney.

Bom existir alguém postando sobre essas tentativas de detornar nossas máquinas ou querendo usá-las para derrubar sites lentificando a Internet.

=)

Tudo de bom.

Márcio disse...

Agradeço os comentários Marcel.

icaro_hunter disse...

agora a onda dessa gangue não é mais sobre milhagem, mas sim sobre uma tal promoção de ida e volta por 30,00....NÃO ABRAM!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!

Todos podem comentar.

Obrigado pela sua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...